Cromoterapia

Cromoterapia


Cromo = cor
Terapia = tratamento

Ou seja, cromoterapia é o tratamento natural baseado na utilização da luz e das cores.

Segundo Mary Anderson, a cor ocupa grande parte de nossas vidas. A natureza nos proporciona constantemente variados matizes. Um brilhante céu azul pode elevar nosso espirito e um céu escuro e nublado podem fazer-nos sentir deprimidos e desenergizados.

A radiação solar traz alegria a muitos de nós. Cada estação do ano tem diferentes tons. Não preciso falar deles, todos tivemos contato com esses fatos segundo nosso ponto de vista. Quando o céu está claro à noite e a lua é cheia, muita gente se sente influenciada, favorável ou desfavoravelmente por isto.

Tudo tem um certa frequência de vibração e isto se aplica a todos os órgãos do corpo humano. Se ocorre quaquer desvio da vibração normal, tem-se um índice de que o órgão não está funcionando adequadamente.
A tarefa do terapeuta é localizar as vibrações defeituosas do corpo e restaurá-las à saúde normal.

Fadiga, tensão, estresse, medo e todas emoções negativas são prejudiciais, perturbando as vibrações saudáveis.

A cor é uma vibração pura e quando usada na tonalidade certa e focalizada no lugar certo, pode corrigir o problema e reconduzir o corpo à saúde.

É considerada a terapia menos invasiva utilizada atualmente.

Bem vindo ao mundo da luz!!

Visite nosso blog: Cromoterapia-A luz da  vida


                            
Resultado de imagem para luz png




Tabela de Cores 


Querido leitor, deixo aqui pra você consultar, uma pequena tabela de cores, para compreensão de seu significado.





Resultado de imagem para luz png

VERMELHO


]

Vitalizador em potencial e estimulante circulatório. Aumenta a produção de glóbulos vermelhos e ferro no sangue, indicado para anemia, sobretudo as causadas por deficiência de ferro, pois a cor vermelha é responsável por aumentar a produção de hemoglobina, o pigmento que dá cor vermelha ao nosso sangue.

Resultado de imagem para luz png
LARANJA


Laranja é utilizado para auxiliar nos tratamentos de pedras nos rins e na vesícula; recomendado para cistos, nódulos e formações tumorais benignas; útil na desobstrução dos vasos sanguíneos e nas taxas elevadas de colesterol e triglicérides; acelera a regeneração do tecido pulmonar, promovendo uma melhora na saúde do sistema respiratório; possui propriedades descongestionantes. 


                              Resultado de imagem para luz png
AMARELA


O Amarelo pode estimular o sistema nervoso motor, regeneração de nervos danificados no sistema nervoso sensorial e no sistema nervoso motor.
Estimulante do sistema linfático e do trato intestinal.  Indicado para tratamento de qualquer forma de paralisia.
A cor amarela é estimulante do pâncreas e dos nervos motores, indicado para diabetes e atrofias nervosas e musculares.
Favorece a digestão, produz efeito laxante e combate os vermes da flora intestinal.
Beneficia a pele, aumentando a elasticidade e ajudando na cicatrização

No tratamento da artrite, é uma maneira de ajudar a “quebrar” os depósitos de cálcio que se formaram nas articulações.

                                         Resultado de imagem para luz png
VERDE


A cor verde significa esperança, liberdade, saúde e vitalidade. O verde simboliza a natureza, o dinheiro e a juventude. 
É cor da natureza viva. Está associada ao crescimento, à renovação e à plenitude.
O verde acalma e traz equilíbrio ao corpo e ao espírito. O seu uso em momentos de depressão e tristeza pode ser reconfortante e estimulante.
A cor verde está associada aos movimentos ecológicos e de preservação do meio ambiente. Nos semáforos, o verde é sinal indicativo para seguir em frente ou de trânsito livre.
O verde é uma cor que harmoniza qualquer ambiente e traz boas energias. É recomendável o uso desta cor no banheiro para aumentar a energia do local. Apesar de ser uma cor neutra, não se aconselha a sua mistura com cores como vermelho ou amarelo para não criar um ambiente muito quente, em que predominam os sentimentos de inveja, posse ou mesmo raiva.

Resultado de imagem para luz png
AZUL





A cor azul significa tranquilidade, serenidade e harmonia, mas também está associada à frieza, monotonia e depressão. Simboliza a água, o céu e o infinito.
Azul é a cor da realeza (sangue azul) e da aristocracia. É uma cor fria, considerada a mais fria entre os tons frios de azul, verde e violeta.
Dentre os diferentes efeitos na saúde destaca-se a diminuição da circulação sanguínea, a redução da temperatura corporal e a baixa da pressão arterial.
A cor azul é utilizada na decoração dos mais variados espaços. Um ambiente azul favorece o exercício intelectual e tranquiliza. É a cor ideal para ambientes formais, escritórios ou mesmo para o quarto de crianças ou adolescentes agitados, devido ao seu efeito calmante.
O uso da cor azul em excesso pode trazer sonolência. Por isso, é aconselhável que seja combinada com outras cores para evitar a monotonia.
A cor azul estimula a criatividade. É a cor preferida de grande parte do povo ocidental.
Resultado de imagem para luz png
ÍNDIGO



Significa espiritualidade e intuição, portanto, uma cor metafísica. É a cor da alquimia e da magia. Ela é vista como a cor da energia cósmica e da inspiração espiritual. A cor índigo é, segundo místicos, excelente para purificação e cura dos níveis físico, emocional e mental. Ajuda a encontrar novos caminhos para a espiritualidade e a elevar nossa intuição espiritual.
Índigo simboliza respeito, dignidade, devoção, piedade, sinceridade, espiritualidade, purificação e transformação.
O índigo representa o mistério, expressa sensação de individualidade e de personalidade, associada à intuição e ao contato com o todo espiritual. É aconselhável para locais de meditação.

Resultado de imagem para luz png
VIOLETA


O nome violeta vem por comparação com a cor das pétalas da flor violeta. O nome dela em latim era viola, daí a palavra atual. Transmite a sensação de prosperidade, nobreza e respeito. violeta equivale a um pensamento reflexivo e místico. O profundo mistério que a cor evoca pode promover sensações de tristeza e melancolia caso a pessoa conviva demais com o violeta.
Assim como o preto, o violeta remete a nobreza e poder.
violeta significa espiritualidade e intuição, portanto, é uma cor que simboliza o mundo metafísico. É a cor da alquimia e da magia. Ela é vista como a cor da energia cósmica e da inspiração espiritual. A cor violeta é, segundo místicos, excelente para purificação e cura dos níveis físico, emocional e mental. Ajuda a encontrar novos caminhos para a espiritualidade e a elevar nossa intuição espiritual.
Violeta simboliza respeito, dignidade, devoção, piedade, sinceridade, espiritualidade, purificação e transformação.
violeta representa o mistério, expressa sensação de individualidade e de personalidade, associada à intuição e ao contato com o todo espiritual. É aconselhável para locais de meditação.

Resultado de imagem para luz png
ROSA


O ROSA é uma cor emocionalmente descontraída, que influi nos sentimentos convertendo-os em amáveis, suaves e profundos.

Nos faz sentir carinho, amor e proteção. Também nos afasta da solidão e nos converte em pessoas sensíveis.

Assim como o vermelho reflete mais a parte sexual, o rosa está relacionado ao amor altruísta e verdadeiro. Emitimos o raio rosa, quando pensamos naqueles a quem amamos e o fazemos com amor.



Resultado de imagem para luz png

BRANCO



cor branca significa paz, pureza e limpeza. É também chamada de "cor da luz" porque reflete todas as cores do espectro. A cor branca reflete todos os raios luminosos proporcionando uma clareza total.
O branco é símbolo da paz, da espiritualidade, da inocência e da virgindade. Na cultura ocidental a cor branca está associada à alegria, enquanto no oriente está associada à morte, ao luto e à tristeza.
A cor branca também simboliza a virtude e o amor a Deus. É uma cor que sugere libertação, que ilumina o lado espiritual e restabelece o equilíbrio interior.
Um ambiente branco proporciona frescura, calma e dá ideia de maior espaço, proporcionando a sensação de liberdade. Em excesso, pode dar a impressão de frieza, vazio e impessoalidade. Por isso, sugere-se a conjugação com objetos coloridos. O branco oferece uma combinação perfeita com qualquer outra cor.Branco sugere pureza e o infinito. Evoca o frio e a umidade, principalmente quando combinado com o azul.

Resultado de imagem para luz png

preto transmite introspecção, favorece a auto-análise e sSignifica também dignidade. Uma cor com valor de uma certa sofisticação e luxo.
O uso em excesso estimula a melancolia, depressão, tristeza, confusão, perdas e medo. Por isso, na verdade jamais deveria ser usado por pessoas que acabaram de perder um ente querido como sinal de luto.
Preto é a cor do poder, da sobriedade, da hombridade, transmitindo a sensação de sofisticação e elegância.
É a "não" cor, ausência de vibração, cor das pessoas que buscam proteção ou afastamento do seu arredor. Indicada só para detalhes de acabamento ou objeto, pois pode deixar o ambiente muito escuro, a não ser que esta seja a intenção.
preto também pode sugerir silêncio. Quando brilhante, confere nobreza, distinção e elegância. Cor preponderantemente masculina.
Resultado de imagem para luz png

MARROM


    

A cor marrom é a cor da Mãe Terra.
O marrom nos dá a sensação de estabilidade e afasta a insegurança.
marrom é a cor da terra por excelência. Significa maturidade, consciência e responsabilidade. Está ainda associada ao conforto  à estabilidade, à resistência e simplicidade.
marrom representa a constância, a disciplina, a uniformidade e a observação das regras. Conecta a pessoa à natureza e à terra. Usado em excesso traz autocrítica exagerada, dependência afetiva e isolamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi! Obrigada pelo seu comentário! Abraços e luz!

Olá, Seja muito bem vindo!!!

Este é o lugar para tratar do corpo e da alma!!!!