Coulrofobia - O Medo de Palhaço




Resultado de imagem para coulrofobia

Você sabia que existem pessoas - crianças ou adultos - que morrem de medo de palhaços? Suor nas mãos, paralisia temporária, crise de pânico, arritmia cardíaca, sudoreses e náuseas, são sintomas típicos causados pelo terror a palhaços.

Esse medo normalmente é mais comum entre as crianças, mas, ao menos 2% levam esse terror para a vida adulta. Boa parte delas, nem tanto é o terror, mas simplesmente não se sentem confortáveis diante dessa criatura estranha, pintada e inquieta, que tenta de todas as formas provocar risos em sua plateia, com sua performance atrapalhada.

Um estudo na Universidade de Sheffield, Inglaterra, realizado em 2008, entrevistou 250 crianças entre 4 e 16 anos, e chegou a conclusão de que grande parte reagiu com medo diante dos palhaços. Outras pesquisas realizadas comprovaram esses resultados, observando que muitas crianças não se sentem à vontade diante da apresentação desses seres maquiados de forma multicolorida sem combinações definidas. Roupas com cores berrantes, perucas imensas, gestos exagerados, rostos escondidos por trás de uma maquiagem carregada e nada convencional, que só fazem aumentar o tamanho da boca e dos olhos, podem realmente assustar os pequenos e até mesmo muitos adultos.

De onde vem esse medo? Não se sabe ao certo. 


Existem histórias sinistras de palhaços como Grimaldi, Pierrot ou Pogo , que aterrorizaram as pessoas dado às suas posturas assustadoras nos bastidores de seus shows e em suas vidas privadas. Grimaldi (Inglaterra), vítima de um pai tirânico e abusivo, repetiu esse padrão com seus filhos, até que seu filho cometeu suicído durante a adolescência por não suportar os maus tratos. Pierrot (França), tinha acessos coléricos e acabava por maltratar as pessoas, sobretudo as crianças. E Pogo, o palhaço assassino, que viveu nos EUA, na década de 70, enquanto Bozo ainda fazia sucesso, esse violentou e assassinou 35 jovens na região de Chicago.

Resultado de imagem para palhaço perguntaMas, por que uma criança que desconhece esses eventos, e mesmo adultos que nunca ouviram falar dessas histórias macabras de palhaços assustadores, tem tanto medo dessas criaturas que parecem ser tão engraçadas? Inconsciente coletivo? Hummm... pouco provável, embora alguns terapeutas defendam essa causa.

Muito provavelmente o terror está ligado a aparência do palhaço e à sua inquietação durante a apresentação. Sua postura foge ao senso comum, e seus trejeitos desajeitados podem causar estranheza e até pavor, principalmente em crianças menores.

O mistério que existe por trás daquela máscara, pode criar fantasias no subconsciente que faz com que haja um medo descontrolado. Um trauma do passado, ou simplesmente algo que não se explica por estar intimamente ligado ao insconsciente, ao qual não se tem um acesso fácil, mas que existe para a proteção da própria mente.

Um trauma, uma lembrança indesejada, um pavor irracional? Não importa. O que importa é o medo horroroso que assombra a pessoa e que a impede de se divertir com as graças do palhaço e compartilhar da alegria de todos que riem espontaneamente do artista que arranca risos da plateia com seus trejeitos divertidos.

Como os Florais de Bach podem ajudar nisso? Então, o Dr. Bach, em sua sabedoria, criou Florais adequados que estão prontos para ajudarem no tratamento dessa fobia tão peculiar.

ROCK ROSE – Para o pavor, o terror irracional paralisante que impede de se pensar com clareza. Essa essência traz a coragem e a alegria, roubadas pelo medo.

CHERRY PLUM – Para os casos que além do terror, também vem o descontrole físico tais como: suores, tremedeiras, falta de ar, taquicardia, etc... Esse floral traz o controle mental e serenidade necessária para viver a situação sem medo de sofrer um ataque de histeria.

STAR OF BETHLEHEM – Para os casos de traumas passados, ocasionados por situações desagradáveis. Essa essência ajuda a eliminar a memória sensorial do trauma e trará o conforto e a tranquilidade necessários para prosseguir em paz.

Ou, se preferir um caminho mais curto, RESCUE REMEDY, o ajudará a permanecer calmo e em paz durante uma apresentação de palhaço na qual você precisa estar presente.

Gostou do post? Deixe seu comentário, pois sua opinião é muito importante para nós.

Beijos florais


Sandra Mara Baptista

Comentários