quarta-feira, 16 de maio de 2012

Como fazer uma horta em casa




Estamos sempre falando de plantas e ervas que trazem benefícios para a saúde. Mas você já pensou em cultivá-las em sua casa? As hortas caseiras são uma ótima opção para ter verduras e ervas orgânicas sempre à mão. Muitas pessoas acreditam que é necessário ter um quintal grande para cultivas uma horta em casa. No entanto, é possível utilizar um pequeno espaço de terra ou plantar as sementes em vasos. Dessa forma, até quem mora em apartamento pode ter uma horta, basta escolher as plantas certas.

Antes de Iniciar a Horta

Antes de começar a plantar suas mudas ou sementes, preste atenção em algumas dicas fundamentais:
  • Preste atenção ao clima do lugar onde mora, pois a temperatura e a quantidade de chuva vai influenciar na adaptação das plantas e sucesso da sua horta caseira;
  • As plantas podem ficar dentro de casa, mas precisam de receber a luz do sol pelo menos 4 horas por dia;
  • Se for fazer uma  horta no quintal, a dica é colocar o canteiro na direção norte-sul, para aproveitar melhor a luz do sol;
  • Suas plantas precisarão de muito cuidado. Por isso é importante lembrar que ter uma horta exige um pouco de tempo e disposição. 

Escolha das Sementes

A escolha das plantas que irá cultivar deve respeitar o espaço existente, a temperatura do local e a disponibilidade de tempo para regar e adubar a horta. Que tal começar pelas ervas utilizadas como tempero? Salsinha, cebolinha e manjericão são bastante simples de serem cuidadas e precisam de pouco espaço para crescerem. Outros tipos de planta, como alface, cenouras e beterrabas precisam de mais espaço, e são indicadas para hortas um pouco maiores.
Você também pode optar por sementes orgânicas – aquelas que você consegue em alguma horta vizinhas – ou adquirir as sementes industrializadas, comercializadas em supermercados e casas de produtos agrícolas ou de jardinagem. Em alguns casos, é melhor comprar pequenas mudas, que crescerão mais rapidamente e se adaptarão melhor.


Dica Ecológica

Uma sugestão interessante é usar sobras de verduras, frutas e legumes, cascas de ovos, pó de café e saquinhos de chá para fazer um adubo natural para a horta caseira. Basta afofar a terra com um garfo ou uma pá de jardinagem e juntar todas as sobras. Esse produtos orgânicos deixarão a terra mais fértil.
Veja o vídeo que ensina você a plantar salsinha, cebolinha e manjericão em vasos:

Fonte: Receita Natural - Dicas Naturais, Remédios Caseiros



Plantar, cuidar..é sempre uma excelente terapia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi! Obrigada pelo seu comentário! Abraços e luz!

Olá, Seja muito bem vindo!!!

Este é o lugar para tratar do corpo e da alma!!!!