Medo de ter se contaminado pela gripe suína?


Medo: sentimento negativo pode ser tratado com os Florais de Bach

Medo de contrair doenças, de perder o controle, de algo desconhecido... Para cada um dos seus medos, o Dr. Edward Bach criou um floral, método natural e sem qualquer contraindicação

São Paulo, agosto de 2009 – No último final de semana, os hospitais das grandes capitais ficaram lotados de pacientes amedrontados com a pandemia do desconhecido vírus Influenza A, popularmente conhecida como Gripe Suína. Os números divulgados pelos hospitais mostram a preocupação da população: mais de 50% das pessoas que procuraram por atendimento não tinham qualquer doença – nem um simples resfriado – , enquanto 34% tinham sintomas de outras doenças e apenas 16% foram encaminhados para exames mais detalhados. A questão é: o que leva uma pessoa a buscar ajuda médica sem ter os sintomas da doença. A resposta pode ser simples: o medo de adquiri-la.

O medo é definido no Dicionário Aurélio como “um sentimento de grande inquietação ante a noção de um perigo real, imaginário ou de uma ameaça; susto, pavor, temor, terror”. O medo está em toda parte: há quem tenha medo de coisas conhecidas – como a doença, a violência, a morte, a escuridão; de algum animal, de subir em alturas elevadas; de coisas desconhecidas – é aquela pessoa que tem medo, mas não sabe bem do que; de que algo ruim aconteça com seus entes queridos; de perder o controle de sua própria vida... Enfim, há o medo que aparece sem causa, o medo que paralisa, o medo imediato, quando a pessoa se vê em perigo. A verdade é que todos os seres humanos têm algum medo.

Nos anos 30, o médico inglês Edward Bach, com base na constatação de que a falta de harmonia interior era a principal causa de doenças – se dedicou a criar um sistema de cura natural que fosse acessível a todas as pessoas. “A saúde depende de estarmos em harmonia com as nossas almas”, dizia Bach. O medo foi um dos estados negativos por ele detectado e mereceu especial atenção.

“Os 38 Florais de Bach estão divididos em sete grupos e o primeiro deles é justamente o do Medo”, explica a terapeuta e educadora Maria Aparecida das Neves – uma das mais graduadas brasileiras a trabalhar com os Florais de Bach originais. “Quem sofre com este sentimento – seja bebê, criança, jovem, adulto ou idoso – pode encontrar conforto e recuperação de suas forças para superar os problemas e viver de maneira mais plena e feliz”.

Quer saber mais? Clique aqui.

Comentários